quinta-feira, 19 de abril de 2012

Um projeto e tanto!

Queridos amigos,

A Amanda e a Anna Lara possuem um projeto super bacana, feito com muito bom gosto e dedicação. É uma revista digital chamada Wanderlust, que possui como intenção compartilhar tudo que elas acham interessante, desde coisas do dia-a-dia, até experiências em viagens.

Em uma sexta feira, as meninas foram almoçar conosco e daí, surgiu o convite de fazer um trabalho com o Pranic Gourmet. E ficou lindo!

Para quem quiser conhecer mais deste projeto e ler tudo sobre a gente, é só acessar www.wlst.com.br 

Agradecemos muito o carinho da Amanda e da Anna!

É sempre uma honra servir.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cereais

Os cereais são base da pirâmide alimentar, fornecem energia, ajudam no funcionamento do intestino, no emagrecimento e aos diabéticos. E todos estes benefícios são intensificados quando consumidos em sua forma integral. Quando eles são refinados, perdem fitoquímicos, minerais, vitaminas e antioxidantes presentes em suas películas. De acordo com a nutricionista Paula Gandin, a perda é de 79 e 92% depois do refino.

Os cereais mais conhecidos são: trigo, arroz, milho, aveia, cevada, centeio, painço, milhete e sorgo.

Porém, devemos ficar atentos à diferença de cereais com sementes. Muitas pessoas acreditam que soja e semente de linhaça, por exemplo, sejam cerais. Estes também são muito importantes em nossa alimentação, mas ocupam um grupo distinto.

Também existe uma família considerada peseudocereais, mas que funcionam da mesma maneira ou até melhor quando comparados com cereais legítimos. A quinua (ou quinoa) e o amaranto fazem parte deste grupo. Como exemplo de seus pontos positivos, a quinua possui 20 aminoácidos, onde 10 são essenciais, ou seja, o corpo não consegue produzir e eles precisam vir da alimentação, como disse a nutricionista Jociane Emerenciano.

Assim, seguem informações mais específicas de alguns cereais:

Arroz: cada grão de arroz contém até 8% de proteína. Ele também previne retenção de líquidos. O integral ajuda a manter o peso pois promove mais saciedade.

Trigo: rico em minerais e vitaminas do complexo B, seu farelo ajuda na formação do bolo alimentar, na eliminação de toxinas e nos movimentos intestinais.

Aveia: é uma ótima opção para os diabéticos que se beneficiam da lenta transformação do seu carboidrato em glicose. Por ser rica em magnésio, é indicada para quem tem problemas no fígado, além de atuar como antidepressivo. Mas por ter três tipos de carboidrato, é considerada o cereal mais calórico.

Centeio: sua farinha dá mais durabilidade e flexibilidade para o pão, além de não conter glúten. Ele também evita a retenção de líquidos e ajuda a fortalecer músculos e tendões.

Milho: rico em carboidrato e vitamina A, ele é muito bom para quem gasta bastante energia.

Cevada: além de ser matéria prima para as cervejas, quando deixada de molho na água, ela forma uma mucilagem que não só ajuda nas funções intestinais, como ajuda a eliminar o catarro.

Além de fazer bem à saúde, os cereais ficam lindos nos pratos! Precisamos de algo mais?

(Informações retiradas da revista “Vegetarianos” – Abril de 2012 – Por  Samira Menezes)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O limão!

Para quem já almoçou alguma vez no Pranic Goumet, conhece muito bem a nossa querida bebida das sextas feiras: a limonada suíça!

Simples de ser feita, ela causa suspiros a todos, ainda mais quando está um dia muito quente.

Muitos clientes pedem a receita e o segredo para que ela fique tão gostosa quanto. E realmente não tem segredo nenhum: carinho!

Assim, lendo a revista “Vegetarianos” do mês de fevereiro, encontramos uma matéria que fala do limão e decidimos compartilhar com vocês.

Uma fruta que pode ser encontrada em todos os dias do ano, o limão é bactericida, desintoxicante, rico em vitamina C, coringa na culinária e ainda: barato.

Pode-se utilizar o sumo e a casca, para diversos fins. “O limão é o Selton Mello das frutas, desempenhando os mais diversos papéis com simplicidade e maestria.”

O limão é utilizado nas cozinhas indiana, mexicana, mediterrânea, tailandesa, balinesa, marroquina, francesa, grega, além da nossa!

Mas você acha que o limão tem utilidade apenas na cozinha? Nada disso! A fitoterapia e a aromaterapia agradecem muito a existência desta fruta.

Em relação aos pontos positivos que ele trás à saúde, temos: rico em ácido cítrico, vitamina C, fósforo, potássio, enxofre, magnésio, vitamina P (que fortalece os vasos sanguíneos e ajuda a assimilar a vitamina C), cálcio, ferro, combate resfriados, tem baixa caloria e ainda perde a característica da acidez ao ser ingerido!

A química Conceição Trucom afirma: “o limão tem o poder de realizar uma reengenharia da qualidade hídrica do organismo, beneficiando cérebro, pulmões, rins, sistema linfático, sistema nervoso, intestinos, fígado; enfim, todos os sistemas e órgãos vitais, além de fortalecer o sistema imunológico.”

O limão também ajuda a expelir o excesso de glicose e colesterol, sendo assim, excelente aliado aos diabéticos e aos que querem emagrecer.

Quer mais algumas dicas?

- Existem vários tipos de limão no mundo, mas todos eles trazem estes benefícios à saúde.

- Algumas gotas de limão impedem que alimentos oxidem, como a couve flor, bananas, pêssegos e abacates.

- Sempre que possível, utilize a casca: ela é riquíssima em vitamina C. É isso que fazemos em nossa limonada!

- Higienize as verduras com água e algumas gotas de limão, pois ele é bactericida e bem mais gostoso que o vinagre.

- Esfregar meio limão nas mãos retira odores e amacia a pele. Lembre-se: em contato com o sol, mancha!

- Ele combate a caspa quando colocado direto no couro cabeludo.

- Rodelas de limão colocadas na boca aliviam enjoos no mar ou no avião.

Faça bom proveito!

(Informações retiradas da Revista“Vegetarianos” - Fevereiro de 2012 - Por Raquel Ribeiro)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Feriado!

Bom dia queridos amigos!

Devido ao feriado, o Pranic Gourmet não irá abrir esta semana. Mas prometemos voltar semana que vem com um cardápio delicioso, para todos matarem a saudade!

Nós desejamos uma excelente Páscoa a vocês.

Obrigado pelo carinho!

É sempre uma honra servir.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sexta feira sem carne!

Amigos,

A Sexta feira da Paixão está quase chegando e os congelados Pranic são ótimas opções para uma alimentação saudável, saborosa e sem carne.

Aproveite os dias que ainda faltam e procure o ponto de venda mais próximo de sua casa!

É sempre uma honra servir.